25 ABR 2024
Dia do Imigrante Italiano e Diploma ‘Rei Umberto I’ são instituídos em Matão
Homenagens foram propostas pelo vereador Paulo Bernardi
A Câmara Municipal de Matão aprovou, durante a última sessão ordinária, o Projeto de Lei nº 34/2024, de autoria do vereador Paulo Bernardi, que institui o Dia do Imigrante Italiano, a ser comemorado no dia 21 de junho e cria o Diploma 'Rei Umberto I', a ser concedido anualmente a pessoas com comprovado vínculo familiar com a Itália, reconhecendo seus relevantes serviços à comunidade e o fortalecimento dos laços culturais entre Brasil e Itália.

De acordo com autor da propositura, o objetivo do PL é enaltecer a rica herança cultural da comunidade italiana, reconhecendo o esforço e a dedicação dessas famílias ao longo das gerações. Tais famílias desempenharam um papel crucial no desenvolvimento de Matão, desde os primórdios do Arraial do Senhor Bom Jesus até os dias atuais, contribuindo para o progresso da região nos setores agrícola, industrial e outros.

"Matão é uma cidade com uma forte presença de oriundi, cujas raízes remontam à fundação do Arraial do Senhor Bom Jesus. O legado dessas famílias é notável, com muitas empresas centenárias estabelecidas e mantidas por italianos e seus descendentes. Seja na agricultura, na indústria ou em outras esferas, os imigrantes italianos e seus descendentes desempenharam um papel significativo na construção da identidade e do progresso de Matão", afirmou o vereador Bernardi.

A entrega dos Diplomas Rei Umberto I ocorrerá em sessão solene próxima ao Dia do Imigrante Italiano, com a execução do Hino Nacional Italiano e demais protocolos pertinentes. Cada vereador terá direito a uma indicação por ano da legislatura.

*Rei Umberto I*

Umberto I assumiu o trono num período crucial em que a Itália buscava consolidar sua identidade nacional unificada. Durante seu reinado, ele se empenhou em fortalecer as instituições do Estado italiano, promover o desenvolvimento econômico e modernizar o país. Além disso, desempenhou um papel crucial nas relações internacionais, buscando elevar a posição da Itália no cenário europeu.

O Rei Umberto I também se destacou pelo seu interesse e apoio às artes, ciências e cultura. Ele foi um notável patrono das artes e das letras, apoiando artistas e intelectuais italianos. Sua influência na cena cultural italiana contribuiu significativamente para o florescimento de diversas formas de expressão artística e intelectual no país.