Em apoio à campanha Novembro Azul, que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Câmara de Matão ficará iluminada com luzes azuis durante todo o mês de novembro. A iniciativa faz parte de um esforço para chamar a atenção da população sobre o cuidado com a saúde masculina e incentivar a realização de exames preventivos.
Para o presidente da Câmara, vereador China Calabres, a ação é uma forma de demonstrar o compromisso do Legislativo com a saúde pública e a qualidade de vida dos matonenses. "Queremos que todos se sintam motivados a cuidar da saúde, pois a prevenção é o melhor caminho para o bem-estar. Com essa iluminação especial, estamos reforçando um chamado à prevenção e ao autocuidado, reduzindo o estigma que ainda cerca o assunto e incentivando mais homens a buscar ajuda médica”.
Campanha Novembro Azul 2024
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 239 mil homens possam desenvolver câncer anualmente no Brasil entre 2024 e 2025. Entre os tipos de câncer, excluindo o de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais comum (30%), seguido por cânceres de cólon e reto, pulmão, estômago e cavidade oral. A incidência de câncer de próstata chega a 72 mil casos anuais, prevalecendo em todas as regiões, especialmente nas áreas com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), onde o câncer de cólon e reto também é frequente.
O aumento de casos reflete comportamentos associados à urbanização, como sedentarismo, consumo de álcool e tabaco, e dietas pouco saudáveis. Contudo, o INCA destaca o potencial de prevenção por meio de hábitos saudáveis e lançou uma coleção de materiais para a prevenção e detecção precoce do câncer, com foco na saúde masculina.