02 MAI 2024
Projeto de Lei que institui o Dia Municipal da Feira da Mulher Empreendedora é aprovado
Propositura do vereador Robinho Ramos busca valorizar o empreendedorismo feminino
A Câmara Municipal de Matão aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 43/2024, de autoria do vereador Robinho Ramos, que institui o Dia Municipal da Feira da Mulher Empreendedora, a ser realizado anualmente em 8 de março.

A proposta da feira é refletir e conscientizar sobre a importância das mulheres empreendedoras, valorizando assim o trabalho por elas desenvolvido. Para alcançar esse propósito, o evento contará com a participação ativa das empreendedoras, que terão a oportunidade de expor e vender seus produtos em stands especialmente montados para o evento.

Além disso, em parceria com a Secretaria da Saúde, a feira também oferecerá serviços de saúde voltados para o público feminino, incluindo a coleta de exames como o Papa Nicolau e a aferição de pressão arterial e glicemia. Também estão previstas atividades como rodas de conversa, acolhimento e educação cidadã, em parceria com faculdades, instituições e coletivos locais, visando promover o empoderamento e a capacitação das mulheres presentes na feira, bem como de todos os participantes.

O vereador Robinho Ramos destacou a importância deste projeto para a promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento econômico das mulheres em Matão. Em sua justificativa, ele ressaltou que as mulheres empreendedoras desempenham um papel crucial na economia, trazendo diversidade, inovação e perspectivas únicas, além de inspirar e capacitar outras mulheres, impulsionando o crescimento econômico e social da cidade.

“Diante dos desafios enfrentados pelas mulheres, como a desigualdade salarial, a falta de representação em cargos de liderança e o acesso desigual à educação e saúde, a Feira da Mulher Empreendedora surge como uma iniciativa fundamental para promover o avanço econômico e social das mulheres em Matão, ampliando suas conquistas e oportunidades e colaborando com construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.