29 ABR 2024
Projetos de valorização e proteção das mulheres entram em discussão na Câmara
Dia Municipal da Feira da Mulher Empreendedora e "Sinal por Ajuda" são destaques da sessão desta segunda (29)
Em primeira discussão e votação, a Câmara Municipal delibera nesta segunda-feira (29), durante a 13ª sessão ordinária de 2024, sobre o Projeto de Lei nº 43/2024, de autoria do vereador Robinho Ramos, que propõe a instituição do Dia Municipal da Feira da Mulher Empreendedora, a ser celebrado em 8 de março. A iniciativa visa não apenas reconhecer, mas também valorizar o talento e o esforço das mulheres empreendedoras do município. A feira será um espaço de exposição e venda de seus trabalhos, bem como um local para promover a saúde da mulher, em parceria com a Secretaria da Saúde, oferecendo serviços como coleta de Papa Nicolau e aferição de pressão arterial e glicemia, além de atividades educativas e de acolhimento.

Outra pauta importante da sessão será a discussão do Projeto de Lei nº 47/2024, de autoria do vereador Davison Sensei, que propõe a implementação do "Sinal por Ajuda". Um gesto simples, criado por uma agência de publicidade do Canadá, permite que vítimas de violência doméstica solicitem ajuda discretamente, utilizando apenas as mãos. Ao identificar esse sinal, as pessoas próximas devem acionar imediatamente as autoridades competentes, garantindo apoio e proteção à vítima.

Além dessas pautas, serão discutidas a outorga do Título de Cidadã Matonense à senhora Suely de Souza, indicada pelo vereador Dr. Luiz Pelanca, e a declaração de utilidade pública da Associação de Ensino do Hospital Carlos Fernando Malzoni, proposta pelo vereador Paulo Bernardi. Também serão apresentadas Moções de Louvor e Reconhecimento a três personalidades locais.

A população poderá acompanhar a 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Matão ao vivo através do site www.camaramatao.sp.gov.br e do perfil oficial no Facebook www.facebook.com/cmmatao, a partir das 19 horas.