14 DEZ 2023
Câmara concede Título de Cidadã Matonense à Rose Elaine Silqueira
Honraria foi entregue em Sessão Solene realizada na quinta-feira (7), por iniciativa do vereador Davison Sensei
A Câmara Municipal concedeu, em Sessão Solene realizada na última quinta-feira (7), o Título de Cidadã Matonense à diretora da Escola Estadual Profº Roberto Veltre, Rose Elaine Rodrigues Batista Silqueira. A iniciativa, proposta pelo vereador Davison Sensei, reconhece os notáveis serviços prestados por Rose à comunidade matonense, especialmente na área da educação.

Durante a cerimônia, o vereador Davison Sensei expressou sua gratidão pela oportunidade de fazer parte da equipe da Escola Roberto Veltre e testemunhar o incansável trabalho de Rose em proporcionar educação de qualidade às crianças. “Parabéns por seu trabalho, comprometimento e por acreditar na educação do nosso município”, afirmou Davison.

Em seu discurso, o prefeito Cido Ferrari relembrou a década de 90, quando presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos. Ele destacou a parceria com a Escola Técnica do Estado de São Paulo, mencionando o projeto Integrar, no qual Rose Elaine desempenhou um papel fundamental. O prefeito ressaltou que mais de 800 metalúrgicos foram formados no ensino fundamental graças ao projeto. “Só tenho a agradecer pela professora que você é, pela dedicação à educação do nosso município. Tenho certeza que você irá colaborar por muitos anos ainda, agora como Cidadã Matonense”, ressaltou.

Em seu agradecimento, Rose Elaine manifestou sua gratidão a Matão por tê-la acolhido tão bem quando chegou. “Se hoje eu tenho uma família bem estabelecida na cidade, amigos e uma família espiritual, é porque a cidade me acolheu. Obrigada Davison por dar visibilidade a um trabalho que não é só meu, é de todos os educadores que estão comigo e acreditaram ser possível melhorar a vida das crianças”, agradeceu.

A mesa de autoridades contou com a presença de Isabel Cristina Mantovani, representando o Centro Espírita Alvorada Nova. Na extensão da mesa estiveram a Conselheira Tutelar Ana Ignácio, a coordenadora pedagógica Ana Lígia Malagoli e Márcia Aparecida de Cinque. A sessão contou com a presença de professores, funcionários da Escola Roberto Veltre, membros do Centro Espírita Alvorada Nova, familiares e amigos da homenageada.

Trajetória
Rose Elaine Rodrigues Batista Silqueira, nasceu dia 08 de abril de 1971. É natural de Andradina, interior de São Paulo.  Licenciada em Ciências com Habilitação Plena em Matemática, em Pedagogia e é pós-graduada em Didática e fundamentos teóricos da Educação. Casada como professor de Matemática Clovis Alves Silqueira, é mãe do jovem Diogo Rodrigues Silqueira, de 15 anos. Mora em Matão há quase 30 anos, desde 1.993.

Em 1.998 fez seu primeiro concurso para efetivar-se na secretaria da educação do estado de São Paulo, sendo bem classificada, poderia voltar para a cidade de origem, mas, resolve, por amor à cidade, escolher seu cargo e fincar raízes aqui.

É professora de ensino fundamental e médio, tendo lecionado por 15 anos na E.E. Professor Henrique Morato. Lecionou também nas escolas Marlene Frattini, PEI Jardim Buscardi, Etec Sylvio de Mattos Carvalho, Adelino Bordignon e CAIC (Benta Maria Ragassi Scutti) e atualmente é diretora da E.E. PROFESSOR VELTRE.

Rose Elaine faz parte de um grupo de escritores matonenses, tendo poesias suas publicadas em dois livros lançados, entre eles “Vozes e Saudades”, lançado em 2003. Acredita que a educação salva vidas, o conhecimento liberta e abre portas, para transformar o mundo! Como diretora tem feito um trabalho incansável de levar às crianças da escola Roberto Veltre uma educação de qualidade.

Estabelece grandes parcerias com pessoas da sociedade Matonense, de maneira a tornar a aprendizagem dos estudantes fator preponderante de uma vida digna, inclusiva e repleta de ressignificados! Todos podemos ser o que quisermos, basta que tenhamos oportunidades. Tais parcerias, com Crás, Conselho Tutelar, aulas de Karatê (Professor Davison), bem como eventos que favoreçam a presença da sociedade e comunidade escolar têm melhorado a aprendizagem e a visão do povo matonense para a escola Roberto Veltre, antes tão estigmatizada e desconhecida de muitos.

Em Matão tornou-se espírita, admiradora do Bandeirante do Espiritismo “Cairbar Schutel” e há 23 anos estuda o Espiritismo e, hoje, faz palestras espíritas em Matão e toda região.

É uma das idealizadoras do evento Espíritas em Ação e uma das fundadoras do CEAN – CENTRO ESPÍRITA ALVORADA NOVA, localizado na Avenida Araraquara,362 – Recanto dos Pinheiros.