01 DEZ 2023
Diretor da Guarda Civil Municipal recebe Título de Cidadão Matonense
Wanderley Rinco recebeu honraria indicada pelo vereador Dr. Luiz Pelanca
A Câmara Municipal concedeu o Ttítulo de Cidadão Matonense ao Diretor da Guarda Civil Municipal de Matão, Wanderley Rinco, em sessão solene realizada na noite da última sexta-feira (24), no plenário do legislativo. A homenagem é de autoria do vereador Dr. Luiz Pelanca e foi aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.

A sessão foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador China Calabres, que compôs a mesa de autoridades junto com o prefeito municipal Aparecido Ferrari; vereador Dr. Luiz Pelanca e sua esposa Meiri Luci Vieira Fernandes; além do homenageado Wanderley Rinco e suas filhas Adauany Rinco e Awdry Rinco.

“Esse título de cidadania é mais do que merecido a quem ajudou a administrar a cidade de Matão. Companheiro fiel e dedicado por mais de 20 anos ao nosso saudoso líder político Adauto Scardoelli. Hoje nós apenas oficializamos o que você já é de longa data, um cidadão matonense”, afirmou o vereador Dr. Luiz Pelanca.

O prefeito Cido Ferrari agradeceu pelo apoio e força dispensados pelo homenageado, principalmente em momentos de dificuldade. “Em um momento muito difícil, quando perdemos nosso companheiro Adalto, o Wanderley demonstrou ser um grande parceiro, prestativo, com um coração grande, sempre disposto a ajudar. Parabéns por esse título merecido”, destacou.

Em seu discurso de agradecimento, Wanderley se mostrou honrado e grato pelo reconhecimento. “Esse título é muito importante pra mim. Eu escolhi viver em Matão e se eu tivesse a oportunidade de escolher viver outra vida, novamente escolheria trabalhar junto com o Adalto, foram 27 anos de muito aprendizado. Muito obrigado Dr. Pelanca pela indicação e a todos meus amigos e familiares pela presença hoje”, completou o homenageado.

Prestigiando a sessão, compuseram a extensão da mesa os vereadores Robinho Ramos e Haroldo gago; os ex-vereadores José Amarante e Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho), representando o deputado federal Arlindo Chinaglia e a Conselheira Tutelar, Ana Ignácio. Ainda estiveram presentes a assessora Shirley Leão, representando a deputada estadual Marcia Lia, Agnaldo Amaral, representando o deputado estadual Luiz Claudio Marcolino.

Trajetória
Wanderley Rinco nasceu na capital paulista, na região da Vila Prudente, aos 24 de novembro de 1966. Filho de Cândido Rinco Neto e Marlene Galoni Rinco.

Aos oito anos de idade foi criado pelo pai e os irmãos Sandra, Wagner, do qual é irmão gêmeo, Silvana e Sindi.

O pai, “sêo” Candinho, como passou a ser conhecido, em viagem a passeio em Matão, participava das festividades de inauguração da caixa d’água de São Lourenço do Turvo, quando foi acometido de fulminante ataque apoplético, falecendo nas terras que o amado filho Wanderley escolhera para morar.

Wanderley Rinco trabalhou em metalurgia, no extinto Banco Bamerindus e, mais adiante, em empresa distribuidora de vinhos finos.

Mercê dos arranjos e rearranjos do implacável destino, a empresa onde trabalhava em São Paulo abriu falência e, sem condição de pagá-lo em pecúnia, Wanderley recebeu um caminhão como indenização.

E prontamente, Wanderley vislumbrou Matão como o lugar ideal para dar destinação útil e rentável ao caminhão que acabara de receber de indenização, e, sem pestanejar, decidiu rumar para a Terra da Saudade com o intuito de trabalhar na safra agrícola.

Certamente, não por acaso - e, mais uma vez, também aqui o destino falou mais alto! -, quando deu por conta, Wanderley começava a aproximar-se do saudoso Prefeito Adauto.

Aportando em Matão, a família Rinco foi morar vizinha à sogra do líder partidário Dr. Sebastião de Deus Moreira, o Tiãozinho, estabelecendo ali o embrião de uma sólida amizade que mais adiante se estenderia por inúmeras outras lideranças do Partido dos Trabalhadores.

Lançada a primeira candidatura de Adauto em 1996, Tiãozinho propôs ao nosso homenageado o aluguel do caminhão para servir de palanque na campanha do Partido dos Trabalhadores, pedido ao qual Wanderley prontamente concordou (eis ele aí outra vez, o imponderável destino, a interferir de forma irremediável e decisiva na vida do nosso homenageado!).

Motorista do palanque na campanha eleitoral de 1996, a inesperada vitória do candidato do Partido dos Trabalhadores, permitiu que Wanderley passasse à assessoria pessoal do prefeito Adauto, e como todos sabem, as andanças do Adauto por toda Matão absorviam Wanderley mais de trinta e seis horas por dia… e ele, invariavelmente sempre ele, nosso homenageado Wanderley, era a companhia constante, diuturna e incansável do nosso saudoso peregrino da política Adauto Scardoelli!

Wanderley foi diretor da extinta CAEMA, posteriormente diretor dos Transportes e atualmente é diretor da Guarda Civil Municipal, respeitado e querido de seus pares, responsáveis pela segurança de nossos próprios públicos.

Wanderley foi casado com a Dra. Alessandra Alves, militante ativa na advocacia de nossa Comarca, e deste conúbio nasceram as filhas Adauany e Awdry, que o abençoou com o neto Pietro!