14 SET 2023
Dia Municipal das Juventudes é instituído no calendário oficial de Matão
Comemoração visa reconhecer o importante papel dos jovens na sociedade
A Câmara Municipal de Matão aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária desta semana, o Projeto de Lei nº 146/2023, que institui e inclui o "Dia Municipal das Juventudes" no calendário oficial de eventos do município. A data será comemorada, anualmente, no dia 12 de agosto, com a realização de reuniões, palestras e seminários.

O objetivo da proposta, apresentada pelo vereador Robinho Ramos, é homenagear e reconhecer o importante papel dos jovens na sociedade matonense, além de dar maior visibilidade aos problemas sociais enfrentados pela juventude.

A comemoração busca ainda incentivar a participação ativa dos jovens em debates sobre educação, trabalho e renda, diversidade e igualdade, saúde, cultura, comunicação, liberdade de expressão, território, mobilidade, segurança pública, acesso à justiça, entre outros.

Ao instituir essa data, a Câmara Municipal reconhece a importância de promover políticas públicas efetivas para os jovens, visando a garantia de seus direitos e o desenvolvimento de suas habilidades. “De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 30% da população nacional se enquadra na juventude, totalizando cerca de 51 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 29 anos, que demandam dos representantes políticos pautas específicas às suas necessidades. A discussão na sociedade civil, de forma interseccional, a respeito dos direitos dos jovens é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para esse segmento no nosso município”, justificou o vereador Robinho Ramos.