25 AGO 2023
Parlamento Jovem Matão visita a ALESP
Os jovens parlamentares conheceram a história da Assembleia Legislativa, processo de eleição da mesa diretora, elaboração de um projeto de lei, dentre outros assuntos
Na última quarta-feira (23), os integrantes da 3ª turma do Parlamento Jovem participaram na capital paulista, do “Programa de Visitação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP”. Na oportunidade, os jovens parlamentares conheceram a história e também as instalações da maior Assembleia Legislativa da América Latina, além da visita monitorada nos auditórios, biblioteca, departamento de comunicação, gabinetes e bate-papo com deputado e deputadas estaduais.

O objetivo do programa de visitação é divulgar aos visitantes as atribuições constitucionais dos parlamentares estaduais, o processo de elaboração de leis, aspectos da história da Alesp e aproximar o público do trabalho realizado na Casa, incentivando a participação cidadã da população.

Durante a visitação, os jovens parlamentares dialogaram com o Deputado Guilherme Cortez, Deputada Fabiana Barroso e a Deputada Thainara Faria, onde expuseram algumas pautas como segurança pública, educação, racismo, acessibilidade e a importância do jovem no cenário político, dentre outras pautas. A visita foi monitorada por servidores da Câmara Municipal, comissão do PJ e oficineiros.

O Presidente da Câmara, vereador China Calabres, relatou a importância de os jovens parlamentares terem esse contato com o legislativo. “Desde o início da terceira turma do Parlamento Jovem, venho frisando que essa edição seria diferente, e levar eles para uma visita monitorada na Assembleia Legislativa, trouxe um despertar aos jovens. Os funcionários da Câmara realizaram a agenda da ALESP e decidimos, em conjunto, efetuar uma agenda totalmente apartidária, visitando gabinetes e deputados de diversas ideologias, com isso solicitei que funcionários acompanhassem os jovens até a capital paulista e o resultado está sendo bem positivo, pois muitos jovens e familiares relataram a importância e felicidade dessa visita na ALESP! Até o final do ano, ainda teremos algumas atividades extracurriculares aos jovens e enfatizo que essa visita monitorada ajudará na elaboração do projeto de lei que eles estão desenvolvendo para o encerramento do PJ em dezembro, mas também para o desenvolvimento deles dentro da sociedade”, enfatizou China Calabres.