11 AGO 2023
Campanha ‘Junho Violeta’ é instituída no calendário oficial de Matão
Iniciativa alerta para a conscientização e prevenção da violência contra os idosos
A Câmara Municipal de Matão aprovou, durante a sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (07), o Projeto de Lei nº 129/2023, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos e Festas do Município de Matão, a campanha ‘Junho Violeta’, com o objetivo de desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população sobre todos os tipos de violência contra as pessoas idosas.

De acordo com o PL, a campanha terá como símbolo um pequeno laço na cor violeta e será realizada, anualmente, durante o mês de junho, a partir da realização de eventos, palestras, campanhas publicitárias, iluminação de prédios públicos, entre outras ações que visem a conscientização da população sobre os diversos tipos de violações contra a pessoa idosa, sejam elas sociais, econômicas, físicas e psicológicas e ainda sobre a necessidade de denunciar esses atos aos órgãos competentes.

“Dados do disque 100, linha telefônica disponibilizada para denúncias sobre violações de direitos humanos indicam que, nos últimos anos, houve um aumento de 30% de denúncias relativas a atitudes violentas contra a pessoa idosa. A negligência foi a violação com maior número de registros (41%), seguida da violência psicológica (24%); abuso financeiro, 20%; violência física, 12%; violência institucional, 2%; violência sexual, 0,2%; outros, 0,8%”, destacou o vereador Davison Sensei, autor da propositura.

“É tão triste e grave quanto os dados anteriores é a informação de que são os familiares mais próximos da pessoa idosa ou pessoas de seu convívio os que mais cometem as violações. A sociedade brasileira precisa se organizar para acabar definitivamente com esse descalabro. Não podemos esquecer que estamos em processo acelerado de envelhecimento populacional, e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística prevê que, em 2060, 25% da população brasileira terá mais de 60 anos”, completou o vereador.