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JUL
20
20 JUL 2023
Mesa diretora se reúne para tratar do atendimento 190
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A possibilidade de retorno da Central de Atendimento 190 da Polícia Militar à cidade de Matão, proposta por meio do Requerimento 221/2023, de autoria da mesa diretora, foi pauta da reunião ocorrida na tarde de segunda-feira (17), entre o presidente da Câmara, vereador China Calabres, e demais membros da mesa diretora Robinho Ramos, Davison Sensei e Cido Motos, além do vereador Dr. Luiz Pelanca e o Capitão PM Adriano Lopes e o Cabo PM Espedo.

De acordo com o requerimento destinado à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o atendimento do número 190 passou a ser feito na central em Ribeirão Preto, o que gera grande dificuldade na identificação de pontos de referência, perdendo-se minutos importantes para fornecimento de informações complementares aos atendentes, que seriam facilmente compreendidos por atendentes que residem no município.

Presidindo a reunião, o Capitão PM Lopes explicou que a chamadas via telefone de emergência 190 dos 93 municípios que compõe a regional são atendidas pelo Centro de Operações da PM (COPOM), sediado em Ribeirão Preto. O Capitão destacou que a única diferença entre o atendimento que era feito anteriormente, é que o solicitante será questionado sobre a cidade de onde está falando, mantendo-se os demais protocolos de atendimento padronizados em qualquer lugar do Estado de São Paulo.

“A eventual demora do comparecimento de viatura, na maioria das vezes, não decorre do atendimento do telefone 190 e sim do despacho das viaturas, que continua sendo feito de forma local, seguindo protocolo de nível de prioridade de atendimento e depende também da quantidade de viaturas disponíveis”, informou o Capitão.

“Ao ligar para o serviço de emergência, o solicitante deve informar o endereço correto e demais dados relevantes para um pronto atendimento eficiente. Mesmo que o solicitante não recorde com precisão do endereço completo, o atendente gera a ocorrência com pontos de referência, haja vista que os policiais que realizarão o atendimento conhecem o local. O aviso de ocorrência é gerado instantaneamente e repassado ao despachador, mesmo a quilômetros de distância, por ser um sistema online, não há perda de tempo”, completou.

De acordo com dados da Polícia Militar, de janeiro a abril de 2022, foram registradas 3.435 ocorrências e no mesmo período de 2023, foram 8.309, o que representa aumento de 241%. A média de tempo gasto em minutos entre a entrada da ligação até o despacho da viatura, em 2022, foi de 41 minutos, tempo que foi reduzido para 17 minutos, em 2023.

 “Agradeço ao Capitão Lopes por atender ao nosso requerimento e trazer dados pertinentes que ajudaram a esclarecer a importância da implantação do COPOM Regional de Ribeirão Preto, que facilitou o trabalho da Polícia Militar, reduzindo o tempo de atendimento e de deslocamento das viaturas até a ocorrência”, agradeceu o presidente do legislativo, China Calabres.

Vale lembrar que além do telefone de emergência 190, é possível gerar ocorrências de perturbação do sossego, violência doméstica e disparo de alarmes através dos canais digitais: site http://www.policiamilitar.sp.gov.br e aplicativo PM com Você.