13 JUL 2023
Concurso ‘Comida Di Buteco’ é aprovado na Câmara
Iniciativa visa a valorização da culinária local e a geração de novos empregos
Durante a 23ª Sessão Ordinária de 2023, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 106/2023, que inclui no Calendário Oficial de Matão, a realização do concurso gastronômico Comida Di Buteco. A iniciativa, proposta pelo vereador Paulo Bernardi, visa valorizar a culinária local e fomentar o setor de bares e restaurantes, além de gerar novos empregos com o aumento do consumo.

O Comida di Buteco surgiu em 1999 em uma festa de final de ano, em Belo Horizonte, com o intuito de valorizar a comida raiz e os botecos da cidade. A primeira edição reuniu 10 botecos participantes e logo conquistou o público e a crítica e geral. Aos poucos se espalhou pelas cinco regiões do país e hoje é considerado um dos maiores concursos gastronômicos do Brasil.

"Matão conta com dezenas de estabelecimentos comerciais que poderiam participar. Isso estimulará o comércio local, poderá trazer pessoas de outras cidades e movimentará a economia e a área social da cidade. É um estímulo aos comerciantes e uma competição saudável", enfatizou o vereador Paulo Bernardi.

O PL prevê que o evento seja realizado, anualmente, em data a ser definida pela Prefeitura Municipal e pela Associação Comercial e Empresarial de Matão.