01 ABR 2005
3ª Idade fez a sua Participação Popular

3ª Idade fez a sua Participação Popular

Há quase 14 anos na frente da entidade, Carlos Groggia recebeu certificado.

Groggia: "Há quase 14 anos, procuro dar mais um pouco de minha vida".

Já certificado, entre os dez vereadores: Groggia volta na Casa para falar daquilo que gosta.

A 3ª Idade ‘Saudade de Matão' promoveu a Participação Popular na noite da segunda-feira (25) na Câmara Municipal. Carlos José Groggia lembrou da criação da entidade, há quase 14 anos atrás (setembro de 1981). O presidente fez um discurso descontraído e pediu mais apoio. "O que mais me orgulha é saber que médicos indicam nosso grupo para idosos que estão com depressão ou buscam ajuda", diz ele, que recebeu um certificado dos vereadores Aparecido Ferrari (Cido Ferrari) e José Aparecido Ferreira dos Santos (Cido Motos).

Antes de fazer uma viagem a São Paulo - onde tomou conhecimento do funcionamento de um núcleo da 3ª Idade - Groggia cuidava de 1,4 mil crianças em Centros Sociais. Na primeira reunião, haviam cinco pessoas. Daí veio o Estatuto. "Foi difícil tirar o idoso do sofá. Ele estava acostumado a assistir televisão, a ouvir o radinho; ela a fazer o seu tricô, o crochê. Fomos adiante e nos tornarmos precursores em Matão e na região", lembra Groggia.

Hoje, a 3ª Idade conta com 200 associados, que contribuem com R$ 7,00. "A arrecadação das mensalidades, quando total, nos dá R$ 1,4 mil por mês. Mas, gastamos mais de R$ 5 mil com várias atividades. Quando o associado gasta com alguma doença ou não pode pagar a mensalidade, perdoamos. Destaco que estamos quites com o alvará da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, com o Ecad, Promoção Social, Estatuto do Idoso. Temos uma entidade declarada de utilidade pública", reporta Groggia.

As principais datas comemoradas pela 3ª Idade ‘Saudade de Matão' são os aniversariantes do mês, o ‘Dia Internacional das Mulheres', ‘Páscoa', ‘Dia das Mães', ‘Dia dos Pais', ‘Dia da Vovó', ‘Dia do Vovô' e ‘Natal'. "Nesses 14 anos, demos mais vida aos velhinhos. Tem família que liga perguntando: o que vocês fizeram com meus pai, com minha mãe?. Muitos afirmam que o idoso deixou de tomar remédio para dormir", resume Groggia, que pede mais apoio para a 3ª Idade.