14 JAN 2022
Câmara aprova projeto que institui o Programa Câmara Participativa
Programa fermenta a democracia aproximando a população do Poder Legislativo
Na última terça-feira (11/01), ainda em recesso parlamentar, os vereadores reuniram-se nas dependências da Câmara Municipal de Matão, para a 1ª Sessão Extraordinária do ano de 2022. Entre os projetos votados, está em grande destaque o Projeto de Resolução nº 01/2022, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, que institui o programa “Câmara Participativa”. A resolução tem o intuito de incentivar e criar possibilidades de maior participação popular, assegurando o fortalecimento da democracia e novos mecanismos de interação do Poder Legislativo com a sociedade. Através de suas diretrizes o programa também permitirá que a Câmara esteja em sintonia com as demandas populares, prestando contas e ouvindo o munícipe, atuando de forma transparente e permitindo ser questionada. O projeto, aprovado por unanimidade, apresenta algumas iniciativas que a Câmara Municipal poderá instituir, criar e desenvolver com o programa como, a comunicação com a sociedade em qualquer meio ou plataforma; promover a integração com outros órgãos legislativos, poderes e instituições públicas; conhecer iniciativas e políticas públicas de outras localidades; enaltecer e propagar os símbolos oficiais do Município; organizar e disponibilizar acervo documental, histórico e bibliográfico; criar logomarcas institucionais, identidades visuais e expressões para facilitar a comunicação e aproximação da Câmara com a comunidade; criar e confeccionar placas comemorativas e de identificação de fatos relevantes; instituir Memorial, Biblioteca e Centro de Documentação. A “Câmara Participativa” é também uma continuidade de outras importantes ações que aqui já estão sendo desenvolvidas como o Parlamento Jovem e a ampliação do setor de Comunicação da Câmara nos últimos anos. A Presidente da Câmara, vereadora Ana Mondini, tem se dedicado em seu mandato para desenvolver e propagar o acesso da População ao legislativo.

“Desde o início do meu mandado como Presidente da Câmara, não medi esforços para aproximar os setores da sociedade com a Casa de Leis, diversas reuniões são feitas, debates sobre problemas recorrentes com a população, além de inciativas para propagar a função do Poder Legislativo, como o Parlamento Jovem que tivemos o ano passado, que demonstrou que através da aproximação podemos fazer com que os jovens possam se interessar pela política e o bem comum, é esse o meu intuito e que dá sentido a frase que carregamos no logo da Câmara no meu mandato, que é democracia ao alcance de todos.” Afirmou a Presidente da Casa.