01 MAR 2004

Trabalhadores foram homenageados

Januário Mauro (Agri-Tillage), Cristovam dos Santos (Caema) e Eleotério Ballista (Marchesan), receberam o troféu ‘Trabalhador do Ano’.

China, Cidinho, Januário, Cristovam, Eleotério e Jayme: metalurgia e serviço público.

Após a Sessão Ordinária da segunda-feira (26), num evento solene, três trabalhadores receberam o troféu ‘Trabalhador do Ano’, instituído desde o último dia 13 de maio de 1997 pelo vereador Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho). As justas homenagens foram prestadas aos senhores Januário Mauro (Agri-Tillage do Brasil), Cristovam Alves dos Santos (Caema) e Eleotério Ballista (Ballistão, Marchesan).

“Esses trabalhadores representam milhares de metalúrgicos e pessoas ligadas ao serviço público, como também toda a comunidade matonense. Por seus anos de labuta e suor, por seus esforços e suas maneiras de trabalhar, o nosso reconhecimento”, cita Cidinho. O senhor Eleotério Ballista (Ballistão), agradeceu a honraria em nome dos três homenageados. Entre outros tópicos, ele destacou que todos devem voltar seu cotidiano para os outros e não para si, somente.

BOX OU SEGUNDA MATÉRIA

T: Hugo Gonçalves recebe título de ‘Honra ao Mérito’

O: Outorga ocorreu no último dia 23; na segunda (26), trabalhadores foram homenageados.

L: Hugo Gonçalves: a honraria partiu do vereador Wilson Luiz Bertachini (Moio).

Créds: aic

Na noite da sexta-feira (23), a Câmara Municipal de Matão – em atendimento a um pedido do vereador Wilson Luiz Bertachini (Moio) – homenageou o senhor Hugo Gonçalves com o título de ‘Honra ao Mérito’. A solenidade contou com a presença de vários membros da Comunidade Espírita de Matão, devido ao contato direto de Hugo com eles.

O homenageado nasceu em Matão, no dia 6 de outubro de 1913. Toda sua ascendência é portuguesa. Sua mãe chegou ao Brasil em 1879 e o pai, José Maria Gonçalves (1878-1943), em 1888. Hugo teve 12 irmãos, dos quais três faleceram pequeninos. Casou-se com Dulce Ângela Callefi Gonçalves, falecida aos 86 anos (26 de junho de 1916 a 19 de maio de 2003). Hugo e Dulce tiveram dois filhos, Cairbar Gonçalves Sobrinho e Emanuel Gonçalves. São 13 netos, 18 bisnetos e 36 sobrinhos.

Chegou ao Paraná em 1947, para trabalhar na lavoura, como administrador de Fazenda. Em 1953, passou a dirigir o Lar Infantil ‘Marilia Barbosa’, a convite do fundador Luiz Picinin, o que faz até hoje com invejável disposição. “Embora com quase 90 anos, Hugo usa o combustível que nunca lhe faltou desde os primórdios do Cristianismo e em todas as sua vidas pretéritas: o amor! É um autêntico discípulo de Jesus em toda a extensão do vocábulo, que ainda jornadeia na Terra e, para nossa grande felicidade, em nosso meio”, comenta Edo Mariani.

Hugo é o único sobrevivente de sua família, nas linhas ascendente e colateral. Conviveu com Cairbar de Souza Schutel, o ‘Bandeirante do Espiritismo no Brasil’ até o falecimento deste, na cidade de Matão, de quem é o único discípulo vivo (encarnado). É espírita convicto e praticante desde o berço. Já recebeu várias condecorações pelo excelente trabalho na área social e de evangelização.

O que mais lhe toca o coração foi o grande afeto que recebeu do imortal Chico Xavier, durante longos anos de profunda amizade. Os renomados médiuns da atualidade, Divaldo Pereira Franco, José Raul Teixeira e Carlos Bacelli, dentre outros, devotam-lhe um grande respeito e admiração, como se infere dos depoimentos ínsitos na obra a ser lançada.

Uma frase foi escolhida pela Comunidade Espírita: “Que Deus está conosco, em todas as circunstâncias, é verdade indiscutível. Todavia, se você não estiver com Deus, ninguém pode prever até onde descerá seu espírito, nos domínios da intranqüilidade e da sombra” (André Luiz/Chico Xavier).