01 MAI 2005
‘Casa Sede' será tombada

‘Casa Sede' será tombada

Projeto de Lei do vereador Mendes foi aprovado pela Câmara.

O Projeto de Lei sobre o tombamento como patrimônio histórico e cultural da ‘Casa Grande' da Fazenda Pau d'Alho - antiga Fazenda dos Corrêa (Ottoni Corrêa) - foi aprovado pela Câmara Municipal na segunda-feira (2). A autoria do Projeto de Lei que aguarda a sanção do prefeito Adauto Scardoelli é do vereador Alcides Mendes (2º secretário). A iniciativa foi subscrita pelo presidente Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho).

"Passei um bom tempo da minha vida numa das casas da colônia da Fazenda Pau d'Alho. Era o tempo da infância, até a adolescência. Há bom tempo, as casas da colônia não existem mais. Vez ou outra, passo por lá, porque levo minha família para passear nas nossas estradas rurais. Acredito que esta Lei será o ponto de partida para salvar o que restou daquele local. Desejo que outras iniciativas sejam tomadas", comenta Mendes.

HISTÓRIA

Um dos maiores produtores de café da região, Ottoni Corrêa foi o quarto prefeito intendente de Matão. Era o proprietário da Fazenda Pau d'Alho, mais conhecida como Fazenda dos Corrêa, localizada às margens da Estrada de Ferro, próxima da antiga Estação Ferroviária ‘Pimenta Bueno', onde José Tortorello foi chefe por anos. Na época, escravos trabalharam, deixando parte de suas vidas pela construção.

Na Fazenda Pau d'Alho, por volta do século XIX, foram construídos a ‘Casa Grande' - onde moravam seus senhores -, a senzala, o sino em que chamavam os escravos, etc. Hoje, essas construções se encontram deterioradas pelo tempo; recuperá-las é manter vivo na memória de um povo que se preocupa com a história e a cultura da cidade.

OUTROS

Mendes solicitou a implantação e realização da campanha de Prevenção e Conscientização Contra Queimadas Urbanas. O vereador pediu à empresa Telefonica, a instalação de um telefone público (orelhão), na Avenida Toledo Malta, n° 2571 (Bela Vista, Matão); e requereu à CPFL, a remoção de um poste de energia na Rua Francisco Albaricci, n° 3225 (Jardim Paraíso).