01 MAI 2005

Câmara Municipal de Matão

Estado de São Paulo

Câmara atinge 300 Requerimentos

Cidinho: 12 Requerimentos apresentados na última Sessão Ordinária.

Na 19ª Sessão Ordinária deste ano, a Câmara Municipal de Matão atingiu a quantidade de 300 Requerimentos. O número ‘cheio’, alcançado antes do término do quinto mês da atual Legislatura mostra que os dez vereadores têm uma média superior a dos 17 vereadores do biênio 2003-2004, quando havia 17 cadeiras na Casa de Leis local.

Alguns vereadores dos dois anos anteriores apresentaram mais trabalhos do que alguns da atual, assim como vereadores em mandato têm mais o que mostrar do que os daquela. Mas, no geral, a média é favorável para os dez vereadores. Do dia 1º de janeiro até o dia 24 de maio de 2004, foram apresentados 337 Indicações e 267 Requerimentos, todos de vereadores em mandato naquela ocasião.

Número de proposituras da atual Legislatura supera o da anterior.

De 1º de janeiro a 23 de maio de 2005, surgiram 537 Indicações e 300 Requerimentos, entre os quais, 28 internos, ou seja, que não têm autoria de vereadores. Se considerarmos os Requerimentos de vereadores, o número fica nos 272, mesmo assim superior aos 267 do último mandato. O presidente da Câmara, Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho), apresentou 12 na Sessão da segunda-feira (23),

Em sete deles, Cidinho congratulou com pessoas, empresas, instituições, trabalhos sociais, etc. Outro Requerimento de Cidinho: exigência para que a renda per capita para concessão de pedidos para benefícios da Lei nº 8742/93, (Lei Orgânica da Assistência Social - Loas) seja alterada de ¼ (um quarto) para um Salário Mínimo, objetivando atingir um maior número de beneficiários carentes em nosso país.

Mais quatro foram aprovados: instalação de classes de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental - ou a construção de uma nova Escola Estadual - na Vila Pereira; apoio ao Projeto de Lei 491/2003 do deputado estadual Campos Machado, referente ao Certificado 'Torcedor Doador de Sangue'; atenção urgente aos agricultores quanto ao refinanciamento das dívidas e a permissão de novos financiamentos para o aquecimento do setor, especialmente na produção de grãos; autorização para que Matão receba os sinais para a sintonia da TV 'Canção Nova', Fundação João Paulo II.

Dez vereadores apresentaram 300 Requerimentos

Agnaldo Navarro de Sousa solicitou a instalação de telefones públicos comunitários em cada um dos blocos do Conjunto Habitacional ‘Maestro Aldoíno Gorni’ no Jardim Itália; em outro trabalho, subscrito pelo vereador Moacir Matturro, pediu Apoio da Câmara Municipal de Matão ao Senado e à Câmara dos Deputados em relação à criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para a apuração de irregularidades ocorridas na Direção Nacional dos Correios.

Aparecido Ferrari e Tadeu Bellintani Trench (1º secretário), destacaram em congratulação, realizações do secretário da Saúde, José Francisco Dumont, sendo que Cido Ferrari enfocou a Campanha Nacional de Vacinação para o Idoso. Tadeu requereu ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esforços para a instalação de uma empresa de produção de biodiesel em Matão.

O vereador José Edinardo Esquetini identificou congratulações para Júlio César Domingos, Sérgio Augusto Silva, Osvaldo Vilela, Oclair Quaresma, José Oliveira da Silva, que voluntariamente, tiveram a brilhante iniciativa de fazer a manutenção, limpeza e conservação da Praça 'Beatriz Zanardi Gardini', na Vila Cardim II; solicitou estudos por parte Viação Paraty sobre a possibilidade de colocar mais um ponto de ônibus na Avenida Sinharinha Frota, entre o Supermercado Mortari e a Câmara Municipal.

Edinardo também quer que a empresa estude a possibilidade de colocar mais um ponto de ônibus na Rua Marlene David dos Santos, na altura do número 605, no Jardim Paraíso. José Aparecido Ferreira dos Santos (Cido Motos) quer a CPFL tomando providência para verificar um poste que está muito inclinado devido várias ligações na Rua Aristodemo Pompeu Lanza, na altura do número 708, no Jardim Santa Rosa.

Em Requerimento subscrito por todos os vereadores, de autoria do legislador Moacir Matturro, um ofício foi encaminhado à Anvisa, solicitando informações sobre as medidas contidas na Consulta Pública nº 31, que visa a restrição da manipulação de medicamentos semelhantes aos produzidos pelas indústrias farmacêuticas, por parte das Farmácias de Manipulação.

O Requerimento de nº 300 é do vereador Ademir Nogueira, sobre pedido para que a IV Companhia da Polícia Militar providencie mais policiamento no Jardim Paraíso.