21 MAR 2024
Escola do Legislativo promove palestra sobre a importância da campanha Março Lilás
Campanha visa a conscientização da população acerca da prevenção do câncer de colo de útero
Nesta terça-feira (19), a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Matão promoveu uma importante palestra sobre a prevenção do câncer de colo de útero, através da campanha Março Lilás. A palestra, conduzida pela ginecologista e obstetra Dra. Tammara Pagioro Miranda, da Clínica Femi Matão, foi um marco na conscientização sobre essa doença que atinge tantas mulheres.

Dra. Tammara iniciou o evento com uma estatística alarmante: "Uma mulher perde a vida a cada 90 minutos devido ao câncer de colo de útero. "Essa realidade sombria ressalta a urgência de iniciativas educacionais e preventivas, como as promovidas pelo Março Lilás”, afirmou.

Durante a palestra, Dra. Tammara destacou diversos fatores de risco associados ao câncer, incluindo histórico de múltiplos parceiros sexuais, tabagismo e uso prolongado de anticoncepcionais, que aumentam a vulnerabilidade a essa doença.

A prevenção foi enfatizada como a melhor arma contra o câncer. Entre as medidas preventivas recomendadas estão o uso de preservativos durante as relações sexuais, vacinação contra o HPV, realização regular do exame de Papanicolau e teste de DNA do HPV. Dra. Tammara também ressaltou que, com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, a sobrevida após o câncer tem aumentado significativamente.

Outro aspecto destacado foi a relevância do fato de que os homens, embora geralmente assintomáticos, também podem ser portadores do HPV, reforçando a necessidade de conscientização e prevenção para toda a população.

Dra. Tammara concluiu sua apresentação destacando a grande mensagem do Março Lilás: a importância da vacinação contra o HPV, especialmente entre meninas de 9 a 14 anos, quando a vacina é mais eficaz. "Essa medida é fundamental para reduzir a incidência do câncer de colo de útero no futuro," pontuou.

Após a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas com Dra. Tamara. Além dos servidores legislativos, prestigiaram o evento a primeira-dama Márcia Ferrari, a vereadora Ana Mondini e público externo.