21 MAR 2024
Beto Garcia recebe Título de Cidadão Matonense
Proposta pelo vereador Everaldo de Carvalho, honraria foi entregue em solenidade realizada na quinta-feira (14)
O radialista e jornalista Roberto Donizete Garcia, mais conhecido como Beto Garcia, foi homenageado na noite de quinta-feira (14) com o Título de Cidadão Matonense, em reconhecimento aos seus inestimáveis serviços prestados à sociedade de Matão ao longo de mais de duas décadas. A honraria foi proposta pelo vereador Everaldo de Carvalho e concedida por meio do Decreto Legislativo nº 28/2023, após aprovação unânime.

Presente na sessão, o prefeito Cido Ferrari enfatizou que Matão é uma cidade de um povo hospitaleiro, solidário e trabalhador, características que ressoam no perfil do homenageado. "Tenho plena confiança de que você continuará a honrar este título, seguindo com o seu compromisso com a divulgação de informações justas e precisas", afirmou o prefeito.

Presidindo a solenidade, o vereador Davison Sensei destacou a contribuição significativa do homenageado para o bem-estar e o progresso de Matão. "Há mais de duas décadas, você adotou nossa querida Matão, utilizando sua voz e influência para promover o avanço de nossa cidade. Sua dedicação e comprometimento o tornaram não apenas um residente, mas um verdadeiro cidadão matonense de corpo e alma".

O vereador Everaldo de Carvalho expressou sua satisfação em conceder este título de cidadania a alguém que se dedicou incansavelmente, por mais de 22 anos, à prestação de serviços em Matão. "Agradeço por sua dedicação, competência e amizade. Você, sem dúvida, é merecedor desta honraria".

O homenageado expressou sua gratidão ao autor da proposta e a todos os vereadores pela distinção recebida. "Já me considero um cidadão matonense há muito tempo, pela forma calorosa como a cidade me acolheu desde o início, desde os tempos em que visitava o Corpus Christi, vindo de trem, e também pela extinta linha de ônibus da empresa Ferreirinha", destacou.

Trajetória
Roberto Donizete Garcia, mais conhecido como Beto Garcia, é casado com Jussara Elizabete da Silva. Tem três filhos: Hitalo Farias da Silva, Hanna Caroline Garcia e Natália Roberta Garcia. Seus pais, José Garcia Romano e Maria Ferreira Garcia são falecidos.

Atualmente com 60 anos, vive em Taquaritinga/SP, trabalhou como segurança, motorista de caminhão, porteiro, músico e por fim, radialista e jornalista, profissão que exerce até os dias de hoje.

Sua história com Matão começou em sua adolescência, época em que visitava o Corpus Christ matonense. Vinha para Matão de trem e também pela extinta linha de ônibus da empresa Ferreirinha. Essa relação continuou e aumentou ainda mais. Foi convidado pelo cantor Moisés da dupla Ulisses e Moisés, que são seus amigos de infância, para gravar o Hino da Matonense, hino este que tem o orgulho de ouvir sua voz em cada jogo.

Beto Garcia também é músico e cantou na noite por quase 20 anos, razão pela qual, mais uma vez, a cidade de Matão cruzou seu caminho. Cantou em vários casamentos e em bailes matonenses, na companhia da dupla matonense Marcelo e a querida e saudosa Téia fez parte da banda que animou o primeiro Carnaval TÔ MATÃO. Trabalhou em 3 emissoras de rádio em Taquaritinga, na década de 80 fazia parte da Rádio Clube Imperial AM, depois, Canal 1 FM e Rádio Mensagem com o amigo e saudoso Fio Canova.

Mudou-se para São Paulo e lá permaneceu por pouco mais de um ano, em seguida retornou para Taquaritinga, desempregado.

Em uma visita ao estúdio de gravação de seu grande amigo Daércio Neto, mais uma vez Matão entrou em eu caminho, pois nesse dia, há mais de 20 anos, sua relação com a cidade de Matão deixou de ser apenas uma relação casual e se tornou uma relação de carinho, de amor, de amizades!

Daercio Neto que já trabalhava na emissora de televisão de Matão, a TVM, o apresentou ao fundador da Rádio Saudades FM, Theodoro Marischen, e lá começou a trabalhar, pouco tempo depois também começou a fazer parte da TVM.

Na rádio como locutor sertanejo e repórter, na televisão como repórter policial. Mudou-se para Matão, viveu nos bairros Santa Cruz, Santa Rosa e Bosque, foi morador de Matão por pouco mais de 4 anos, quando então por questões familiares, retornou à Taquaritinga, cidade em que reside até os dias de hoje.

Beto considera Matão sua cidade, pois foi aqui que foi muito bem recebido, o número de amigos que fez e continua fazendo, o carinho com que é tratado nesta cidade o fazem sim, um Matonense de coração.

Beto Garcia está sempre envolvido diretamente em campanhas feitas pela Rádio Saudades FM e TVM. Durante estas campanhas, bem como em toda sua trajetória neste município, conheceu muita gente, fez muitos amigos, isso o tornou cada vez mais um cidadão matonense de alma e coração!