14 MAR 2024
Dia Municipal sem Uso de Sacolas Plásticas é aprovado pela Câmara
Proposta do vereador Robinho Ramos, data será comemorada anualmente no dia 15 de julho
Foi aprovado por unanimidade pelo poder legislativo matonense, o Projeto de Lei nº 023/2024, proposto pelo vereador Robinho Ramos, que estabelece o "Dia Municipal sem Uso de Sacolas Plásticas" como parte oficial do calendário de eventos da cidade, a ser comemorado anualmente em 15 de julho.

O objetivo dessa data é incentivar estabelecimentos comerciais, como supermercados, mercados e mercearias, a adotarem alternativas sustentáveis às sacolas plásticas, como sacolas de papel, materiais biodegradáveis e de tecidos. Isso não apenas reduzirá a quantidade de resíduos plásticos prejudiciais ao meio ambiente, mas também promoverá uma conscientização sobre a importância da preservação ambiental entre os cidadãos de Matão.

O vereador Robinho Ramos ressaltou que a medida não imporá nenhum ônus ao município, pois os recursos necessários para sua execução serão obtidos por meio de parcerias com empresas da iniciativa privada. Ele enfatizou que a conscientização não se limitará apenas ao uso de sacolas plásticas, mas também se estenderá a outras esferas da vida cotidiana, incentivando a redução do lixo e a preservação do meio ambiente em geral.