14 MAR 2024
Servidores da Câmara aprimoram conhecimentos sobre cerimonial público na capital paulista
Na última quinta-feira (07), três membros da Divisão de Comunicação e Cerimonial da Câmara Municipal de Matão, Rodrigo D'Andrea, Tatiane Degasperi e Lucas Marcelino, participaram do curso "Cerimonial, Protocolo e Organização de Eventos Públicos nos Municípios", promovido pela UVESP – União dos vereadores do Estado de São Paulo.

Sob a orientação do professor Djair de Souza, membro da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo e filiado ao Comitê Nacional do Cerimonial Público e Protocolo, os participantes tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre a história, evolução e fundamentos do cerimonial e protocolo.

O conteúdo programático abordou diversos aspectos fundamentais, desde a ordem de precedência até a análise das normas de cerimonial público em esferas federal, estadual e municipal. Foram discutidos também os símbolos nacionais, como hinos, bandeiras e a precedência dos estados, bem como a organização de solenidades e outros eventos públicos. A metodologia adotada proporcionou uma visão ampla e prática, com experiências do dia-a-dia que contribuíram para o aprimoramento profissional dos participantes.

Para os servidores, além de fortalecer as competências individuais, o curso também contribuiu para a construção de uma equipe de trabalho mais integrada e preparada para lidar com os desafios e demandas do cerimonial público, contribuindo para a excelência na prestação de serviços à comunidade e fortalecendo os laços institucionais no âmbito municipal.