01 MAR 2024
Criação da Feira do Livro Anual é aprovada pela Câmara
Iniciativa visa promover o hábito de leitura e o estímulo à cultura
Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Matão, realizada no dia 26 de fevereiro de 2024, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 287/2023, de autoria do vereador Dr. Luiz Pelanca e dos jovens parlamentares Hugo Angelo Moreira e Ana Júlia Candido, participantes da 3ª turma do Parlamento Jovem Matão, que autoriza a criação da ‘Feira do Livro Anual: Leitura e Literatura’, com diversas finalidades voltadas para a promoção do hábito de leitura e o estímulo à cultura.

De acordo com o projeto aprovado, a feira terá como propósito formar um município leitor, democratizando o acesso ao livro e estimulando seu uso como meio de difusão da cultura e transmissão do conhecimento. Além disso, a iniciativa visa estimular a circulação do livro na região, garantir acesso a pessoas com necessidades especiais, promover o hábito de leitura entre os munícipes e realizar uma série de atividades culturais, como palestras, oficinas, saraus, entre outros.
Uma Comissão Intersetorial, composta por representantes de diversos setores da sociedade, será responsável pela organização e funcionamento da feira, incluindo a seleção das editoras participantes e do acervo literário. A feira será realizada preferencialmente no entorno da Praça Alfredo de Paiva Garcia, com data estabelecida com antecedência mínima de quatro meses.

O projeto prevê também parcerias entre o poder público municipal, iniciativa privada e entidades do terceiro setor para implementação e realização da feira, que promoverá a exposição de obras de autores locais, nacionais e internacionais, além de visitação às bibliotecas e feiras de livros.

A Feira do Livro contará com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Matão, que disponibilizará a infraestrutura necessária para sua realização.

Na justificativa para o projeto, os autores ressaltam a importância de fomentar o hábito de leitura em meio a uma realidade onde a tecnologia muitas vezes toma o lugar dos livros. Eles enfatizam também que a feira oferecerá um espaço de socialização e entretenimento, incentivando a população a explorar novas culturas, conhecimentos e perspectivas de vida.