A cidade de Matão segue avançando na valorização de seus espaços urbanos por meio do programa “Adote uma Área Pública”, instituído pela Lei nº 5.422/2021, de autoria do presidente da Câmara, vereador Paulo Bernardi. A iniciativa permite que pessoas físicas, empresas e instituições adotem áreas públicas como praças, canteiros e rotatórias, promovendo serviços de jardinagem, paisagismo e limpeza. Em contrapartida, os adotantes podem instalar placas publicitárias no local, respeitando os critérios legais.
Com a adesão de mais quatro adotantes em maio, Matão totalizou 44 áreas adotadas. Acompanhado do prefeito Cido Ferrari, do secretário de Meio Ambiente Adauto Lavezo e do diretor Laert Bastia Mendes (Zé Gordo), o presidente Paulo Bernardi visitou algumas áreas já adotadas por empresas locais, como a rotatória da Comunidade Negra.
"A cidade é um reflexo do cuidado de cada cidadão. A adoção de áreas públicas é uma maneira prática e acessível de contribuir para uma Matão mais bonita, organizada e acolhedora. É um gesto simples, mas com grande impacto coletivo", afirmou o presidente Paulo Bernardi.
Para ampliar a visibilidade do programa e estimular novas adesões, Paulo Bernardi protocolou o Projeto de Lei nº 121/2025, que institui a obrigatoriedade de ampla divulgação institucional do programa e dos adotantes, por meio dos canais oficiais da Prefeitura e da Câmara, bem como através de parcerias com a mídia local, tudo sem ônus ao poder público.
“A lei já existe e é um instrumento poderoso de cidadania ativa. Nosso papel agora é fazer com que mais pessoas saibam disso e se sintam motivadas a participar. Quanto mais áreas forem adotadas, maior será o impacto positivo na cidade”, completou o presidente.
A adesão ao programa é simples: qualquer pessoa, empresa, ONG ou associação pode solicitar a adoção de uma área pública junto à Prefeitura. A proposta passa por análise técnica do Departamento de Meio Ambiente. Após aprovação, firma-se um termo de compromisso que regula a manutenção e define a possibilidade de instalar a logomarca do adotante.
Interessados em participar do programa podem procurar a Secretaria de Meio Ambiente, pelos telefones (16) 3383-4055 / 4060 ou 99632-9301.